Please reload

“Jogos, quadrinhos, canecas e uma toalha, por favor” – O que sua empresa precisa saber sobre o mercado que mais consome nesta e nas próximas gerações...

1/3
Please reload

Destaque

Liderança na cultura geek - O papel do líder

De forma extensa a liderança começou a ser estudada por volta da década de 1950, mas é considerado que o termo liderança veio a surgir por volta do ano 1300 da era cristã.

 

De forma resumida a liderança pode ser considerada um processo resultante entre duas partes: o liderado, aquele que aceita ser conduzido, guiado, orientado até o cumprimento do objetivo traçado; e o líder, que é a figura que iremos analisar a seguir.

 

Neste artigo buscaremos explicar através de alguns exemplos da cultura pop quais seriam alguns dos papéis que um bom líder deve realizar, e mais adiante exploraremos alguns dos diversos estilos de liderar presentes na literatura geek.

 

O que é um líder?

 

 Alguns autores, dentre eles James C. Hunter em sua obra O Monge e o Executivo, escrevem que um líder é aquela pessoa capaz de influenciar as outras ao seu redor a cumprirem determinado objetivo em benefício de uma organização.

 

 Andréa Duarte Pesca, em sua obra Psicologia Organizacional, vai mais longe ao defender que um líder efetivo é aquele que identifica o talento de seus liderados e dentro deles identifica novos possíveis líderes.

 

Tomando por exemplo os heróis da cultura pop podemos citar nomes como Batman (DC Comics), Capitão América (MARVEL), Saga de Gêmeos (Cavaleiros do Zodíaco) e Mestre Yoda (Star Wars), todos em seus contextos lideraram grupos em busca de objetivos específicos para as organizações nas quais se encontravam e foram retratados como figuras de influência e referência, sendo modelos a serem seguidos. Alguns deles também treinaram sucessores que vieram a substituir seus mentores.

 

Mas qual é o papel do líder?

 

Em um primeiro ponto podemos citar que o papel do líder consiste em direcionar seus liderados até o objetivo previsto. O papel do Batman na Liga da Justiça é o de ser o elo humano da equipe, aquele que não têm poderes, mas que mostra aos demais quando devem lutar e pelo o que devem lutar. É a figura do Batman que vemos em primeiro momento ao nos lembrarmos da Liga da Justiça, mesmo com nomes como Superman representando o fator divino, Mulher Maravilha sendo a força guerreira, ainda assim o Batman é o nome que chega primeiro à mente como aquele que lidera a Liga da Justiça.

 

Da mesma forma Mestre Yoda com seus ensinamentos liderou a Ordem Jedi por séculos até o fim da mesma diante dos Sith, ainda assim a sua influência permaneceu viva através dos ensinamentos passados ao mestre Luke Skywalker e assim ajudaram o jovem Jedi a seguir seu caminho como restaurador da Ordem.

 

 Mestre Yoda, ícone pop relacionado à sabedoria foi durante séculos líder da Ordem Jedi e mentor dos grandes heróis da saga Star Wars

 

 

Esses personagens demonstram que o papel do líder antes de mais nada é o de guiar o grupo no qual se encontram. Qualquer chefe é capaz de comandar um grupo, mas apenas um verdadeiro líder pode guiar seus iguais até o seu objetivo.

Em um segundo momento o papel do líder é o de observar seus liderados, identificar quais deles demonstram possuir o instinto de liderança e assim estimular tais liderados a realizarem este papel.

 

Saga de Gêmeos iniciou a série Os Cavaleiros do Zodíaco como um vilão, porém no decorrer da trama encontrou a redenção e após sua participação num momento mais avançado da série (saga de Hades) veio a reconhecer os cavaleiros de bronze como verdadeiros defensores de Atena e confiou a eles a missão de proteger sua deusa até o fim.

 

 Saga de Gêmeos, vilão redimido ao longo da série Cavaleiros do Zodíaco que liderou os mais poderosos cavaleiros de Athena em diversas fases da série

 

 

Outro papel, mesmo que indireto, do líder é o de ser o referencial à ser seguido. Este papel é ligado ao de influenciar as pessoas, sendo que neste caso é feito de forma indireta. Cabe ao líder ser um modelo que inspire os demais ao seu redor. Um grande exemplo de figura que influenciou os demais é o Capitão América.

Tanto nos quadrinhos quanto nos filmes Steve Rogers é retratado como o sentinela da liberdade, o primeiro vingador, o soldado americano perfeito que luta com todas as forças para defender sua nação. Tal modo de agir influenciou vários heróis à seguirem os passos do capitão, e após seu afastamento do mundo heroico permitiu que outros nomes assumissem a alcunha de Capitão.

 

Para concluir podemos resumir o ato de liderar como sendo a capacidade de gerir um grupo e o organiza-lo de tal maneira que os objetivos planejados sejam bem-sucedidos. Para que esse processo seja executado é necessário a combinação de duas partes, sendo elas o líder e o liderado. Mas além disso é necessário que o líder adeque sua maneira de agir de acordo com a situação, mas este é o assunto do próximo artigo desta série, “Estilos de líder”, prepare seu cosmo para isso!

 

 

Jonathan Julian Barros

 

O autor deste artigo formou-se em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco com o TCC "Me dê seu líder, Pégaso - Um estudo dos perfis de liderança presentes nos Cavaleiros do Zodíaco". Lidera projetos de consultoria numa empresa júnior da UFPE publicada pela editora Synergia.

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Please reload

Recentes
SIGA-nos
TAGS