Please reload

“Jogos, quadrinhos, canecas e uma toalha, por favor” – O que sua empresa precisa saber sobre o mercado que mais consome nesta e nas próximas gerações...

1/3
Please reload

Destaque

Geek: Tendência que não sai de Moda


 O que parecia passageiro veio para ficar e continua detonando,  estou falando da Moda Geek , que agora esta na mira de várias Fast Fashions (grandes marcas de varejo, com venda de roupas e acessórios de maior rotatividade, coleções pequenas, novos modelos e produtos sempre renovados) e novos empreendedores.

 Podemos considerar várias razões para esse boom na moda voltada para o público Geek.  Algo que gosto de notar é que desde 2012, quando a Disney comprou a Lucasfilm, foram produzidas muitas coleções de roupas estampadas do universo Star Wars mas não somente para o público infanto-juvenil como, principalmente, para o público adulto.
 Rapidamente, e com ajuda das blogueiras geeks e publicidade on-line,  os fãs começaram a consumir marcas que nunca tinham notado antes, justamente por elas estarem, finalmente, vendendo produtos que eram incomuns no mercado, como roupas confortáveis, bonitas e com preço acessível.

 Coleção Star Wars 


 Muitas vezes as únicas opções eram ir até galerias no centro da cidade, comprar camisetas pretas com estampas na frente e só. Hoje em dia temos camisetas,  moletons, casacos, tênis, mochilas, vestidos e uma infinidade de outras roupas e acessórios, todos com estampas variadas do mundo geek e sem precisar ir tão longe pra comprar, já que as magazines que tem lançado essas coleções estão disponíveis em shoppings e nas principais ruas de comércio do país.

 E não ficou só nas roupas, mas Moda Casa também. Começaram a vender roupas de cama ( lençol, edredom, fronha, etc.) com temas de heróis que esgotam rapidamente. Um tiro certeiro para um púbico sedento de novidade e  que, à partir daí, aumentaram os investimentos em moda geek: itens de moda com estampas variadas de seriados, games e quadrinhos, filmes e tudo o que esse público mais consome.

 Quem antes tinha vergonha de assumir que curtia algum personagem de quadrinhos hoje em dia tem orgulho de usar uma camiseta com bom caimento, bonita e com personagem estampado, não importando a idade e, muitas vezes, não importando o preço.

 A grande maioria dos geeks de hoje são modernos: gostam de se vestir bem, de ter o “poder” de comprar o que quiser, de mostrar que podem pagar, que podem ter. Se importam em estar na moda, principalmente as mulheres geek que ganharam muita força nos últimos anos para serem quem quiserem ser, sem receio de serem taxadas de algo que antes era tido como "coisa de menino". Os homens também ganharam mais opções de personagens , mais nostalgia, mais produtos disponíveis e mais opções de preços.

 Micro empresários  da moda também investem fortemente em novas estampas para suas peças, voltadas para esse mercado. Peças únicas ou de poucas unidades são produzidas quase que artesanalmente e vendidas rapidamente, compradas por aqueles que querem se mostrar exclusivos. O mercado cresce, os empresários se adaptam e todos saem satisfeitos com a moda geek conquistando as ruas e passarelas.

 Há também lojas virtuais especializadas em estampas exclusivas, com trabalhos dos mais variados tipos, todos de influência geek, baseados em jogos, desenhos animados, seriados e quadrinhos. Estampas que são criadas por ilustradores nacionais e estrangeiros, algumas que ficam disponíveis para venda apenas por 24 horas, outras que podem durar uma semana ou entrar para um catálogo fixo, fazendo com que a demanda pelo exclusivo aumente e o anseio em possuir a peça no guarda-roupas de casa seja maior ainda.

 

 Todos acham um espaço no mercado Geek e a moda está junto, com uma tendência que não tem data para acabar, crescendo cada vez mais.
 
Prova desse crescimento, a Riachuelo,  que teve um estande  enorme somente com peças geeks na Comic Con Experience 2016, evento dedicado exclusivamente a marcas e ao público geek, aproveitou para realizar o lançamento de sua nova coleção, inspirada nos video games do Super Mario durante o evento.

 Estande da Riachuelo durante a CCXP 2016

 


 Outras Fast Fashions que também aderiram à moda geek deixando os fãs muito satisfeitos foi a C&A que, além das camisetas de personagens de quadrinhos e games, lançou uma série de camisetas com estampas do uniforme dos Power Rangers, aproveitando a empolgação e nostalgia trazidas pelo filme, permitindo que qualquer um possa “discretamente” fazer parte da equipe de heróis.

 

 E não vai parar por aqui, já que este é um mercado em forte expansão. A busca por designers de moda com afinidade com a cultura geek e licenças estão sendo apenas alguns dos investimentos para ter sucesso com esse público altamente consumidor e ansioso por novidades.

 Não é de hoje que sabemos que abrir um negócio orientado para este público, antes apenas um  nicho estranho, é certeza de estar apostando num público que vem assumindo sua autoridade no mercado e crescendo cada vez mais e que não se importa em gastar com o que mais gosta e representa seus interesses e personalidade.

 

 

 

Jeannye Doukan

 

Ilustradora e Designer de Moda. Curte Boardgames e Jogos eletrônicos de todas as gerações (jura de pés juntos que zerou Battletoads quando criança). Adora estar por dentro das novidades geeks, de moda a tecnologia e games.

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Please reload

Recentes
SIGA-nos
TAGS
Please reload

  • LinkedIn ícone social

(11)9-9556-9802

São Paulo - SP | Brasil

© 2017-19 Universo Expandido Negócios Inteligentes LTDA